Severidades
I like it witty
Índice de Severidade
Categories: Severidades

Severidade é substantivo próprio, meu nome: Roberto Severo… Bem a estória é a seguinte: sempre tenho dificuldades em avaliar coisas subjetivas, como livros, filmes, peças, etc… com atribuições objetivas, como notas de 0-10 ou estrelas, ou o raio que o parta! Primeiro porque acho uma besteira esta questão de notas, muito mais se for para recomendar para alguém… Há livros que amei e daria uma nota (que também não acho que se aplica – explico mais para frente) alta e outros vão odiar…

Prefiro ler uma resenha sobre o assunto, um resumos crítico bem feito e ver se me interesso. Agora se me disser deu nota 8 de 10 para tal livro ou filme, prefiro nem escutar, porque é acreidtar nisso fica próxmi de uma patologia mental. Agora se a pessoa falar que gostou de tal filme, já é outra coisa. Nota serve para um conjunto de coisas certas ou erradas baseadas em um axioma. Só! Por exemplo, uma correção de prova de matemática. Quantas questões o cara acertou? Quantas questões a prova tinha? Mas dar nota para arte é o mesmo que pensar no inverso: – Olha meu filho, gostei de como você respondeu estas questões de cálculo na sua prova de matemática, então vou te dar nota 7,5. Marciano, né?

Se dizer que se o vivente dá nota máxima para um livro, pode-se considerar que ele nunca vai ler (nem nunca leu) nada melhor… Armadilhas da objetividade.

Entao criei um índice pessoal, o tal Índice de Severidade, que tenta me mostrar quais livros eu mais gostei.

Tenho por costume ler em dispositivos tipo Kindle, e a tarefa fica um pouco mais fácil, pois sempre marco aspartes e trechos que acho interessantes e depois posto aqui no Blog. Aí fica mais fácil ainda. Segue a receita para saber quanto eu gostei do livro:

Quantidade de palavras marcadas no livro todo (PM) dividio pela quantidade de palavras do livro (PL), vezes cem para não ficar um número decimal muito pequeno. Pronto! Eis meu índice de Severidade:


IS = PM / PL * 100

Exemplo, marquei 650 palavras, com ideias que achei interessantes do livro. O livro tem 50000 palavras:

650 / 50000 * 100 = 1,3 de IS

>2 = muito bom

>3 = livro da vida

>4 = livbro das minhas vidas

>5 = Fui eu quem escreveu o livro 🙂

Se não gostou, vá reclamar com o bispo, ou mande um email para bispo@rsevero.com.

Leave a Reply