Severidades
I like it witty
Um Pouco de Netiqueta Evitaria
Categories: Severidades

Por conta de um post que fiz há muito tempo, sobre o mau uso do Twitter por aquele cidadão que misturou a sua paixão pelo time e sua condição de executivo de uma empresa que vende serviços e produtos de Internet (!!!), recebi uma série de e-mail falando sobre como utilizar a Internet sem comprometer o lado profissional, e gostaria de compartilhar algumas considerações que acho pertinentes:

1 – Nunca, mas nunca mesmo escreva e publique algum texto bêbado! No momento você pode se achar o Shakespear, porém de manhã cedo ou quando a bebedeira passar  você vai ver a tragédia que você escreveu e o leite já pode ter derramado… se envolveu a empresa que trabalha, o leite derramou, a garrafa quebrou, você sapateou descalço nos cacos, escorregou e quebrou a fuça na pia.

2 – Leia três vezes o texto que você vai postar, uma para corrigir gramática e ortograficamente, outra para verificar a coerência das idéias e uma terceira para avaliar eticamente (esta a mais importante) e se por acaso fez menção a sua empresa ou a algum concorrente.

3 – Lembre-se que milhões possivelmente vão ler, e muitos podem não concordar com você, inclusive os seus chefes, portanto não mencione em hipótese alguma o nome da sua empresa nem MUITO MENOS dos seus chefes.

4 – Em mensagens sobre amenidades, e principalmente quando representa uma paixão ou um tema polêmico como futebol (!), religião ou política não envolva o nome da empresa que para o seu salário, principalmente se ela estiver do lado criticado e pior ainda se é um cliente da sua empresa (por exemplo times de futebol).

5 – Em blogs pessoais e fóruns tire o seu título e o local de trabalho, principalmente se gosta de usar palavras de baixo calão. Isso pode poupar exposição e uma visita a sala do chefe.

Ou seja, os trechos em vermelho aparecem em todas as recomendações e por acaso está relacionado àquele que paga as suas contas, a sua Empresa.

Para se ter uma idéia do estrago considerando e filtrando alguns dados do ocorrido na semana passada do caso envolvendo o SPFC e um patrocinador:

  • Em um dia, o blog recebeu 232 visitas estrangeira , principalmente de Portugal querendo saber o que a empresa faz (via e-mail)
  • Neste mesmo dia a notícia se espalhou de forma rápida viral e absurda pelo Brasil todo. Tem visitantes de todo o país acessando e emitindo sua opinião
  • Sites de tecnologia noticiaram, como IT Web e IDGNow (como fica a vida profissional do sujeito?)
  • A discussão corre solta no blog (https://blog.rsevero.com/?p=628)

Gerou uma ira absurda da torcida do SPFC, gerando até twitts direcionadas ao executivo do tipo “se te encontrar na rua vou fazer picadinho”. Veja alguns exemplos. Escondi os protagonistas, pois todos sabem quem são, e não é o propósito deste texto, e sim mostrar o que 7 mensagens de twitter podem fazer:

  • “Por enfurecer a nação São Paulina e fazer o tweet mais sem noção de toda a humanidade! Mas, Alex, tudo passa… até uva passa!”
  • “AEEEEEEEEEEEEE OTÁÁÁRIOO, PERDEU O EMPREGO! huauhauhahuahuhauhuahua”
  • “conhecidos meus trocaram @<empresa> por outra empresa por causa das declarações do tal de @<executivo>”
  • “Corinthians em defesa de @<executivo> fechou com um novo patrocinador: #Catho”
  • “@<executivo>é mais burro que a sabrina sato e a luciana gimenez juntas.”
  • “Chupaaaaaaa @<executivo> . ” O peixe morre pela boca ” Imbecil”
  • “hahahaha não acontecerá de novo mesmo!” [ depois da demissão ]
  • “Não soube usar o Twitter, vai aprender a usar a Catho HAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA”
  • “Bom, parece que o torcedor covarde e ao mesmo tempo diretor inconsequente, o tal do @<executivo>, foi enfim demitido! =D”

E por aí vai. Acesse aqui para ver que o negócio não para: http://search.twitter.com/search?q=@alexglikas

Amigon, por último deixei o que mais as pessoas confundem… Como profissional, ainda mais um executivo, a sua imagem, seja ela pessoal ou profissional estará sempre atrelada às suas atitudes. Muito cuidado no que faz publicamente, mesmo em momentos de lazer e isto é imprescindível para o bom profissional, afinal de contas é a mesma pessoa. Caráter e ética são valores da pessoa e ela demonstra seja publicamente em uma rede social, seja dentro de sua sala falando com um funcionário, seja negociando umcontrato com um cliente, mesmo se este cliente não for o seu time de escolha, como o SPFC.

Disso dá para retirar algumas lições: use a Internet de forma ética, cautelosa e medida. Se tiverem outras lições aprendidas, ajudem a acrescentar a lista nos comentários, toda comunidade da Internet agradece.

Leave a Reply